top of page
_edited.jpg

título. salão costa doce de arte contemporânea

data. 2021 e 2022

local. Rio Grande do Sul

Projeto realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC -  Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O Salão Costa Doce de Arte Contemporânea conta com duas edições (2021 e 2022) lançadas no Museu Histórico do Parque Bento Gonçalves da Silva em Cristal RS-BR, espaço cultural público com acesso gratuito. Além da diversidade para a programação do museu, por meio da variedade de técnicas, de poéticas e de artistas, o projeto teve como prerrogativa tensionar a relação: espaço de memória/patrimônio e a arte contemporânea.

No campo simbólico, a curadoria trabalha com a perspectiva de ocupar vazios e dar voz a memórias silenciadas, tanto em um caráter histórico de passado, quanto para a realidade contemporânea. Neste sentido, a reserva de vagas para grupos identitários foi uma garantia de representação e um estímulo à inscrição daqueles que normalmente não têm portas abertas para ocuparem espaços como o deste Museu. No âmbito da arte contemporânea, ocupar espaço de memória e patrimônio simboliza fazer parte da construção coletiva e contínua da sociedade. Com as poéticas visuais levamos a possibilidade de outros olhares para o passado, o presente e o futuro.

bottom of page